✿ CONVITE ESPECIAL ✿

✿ CONVITE ESPECIAL ✿

sexta-feira, maio 28, 2010

✿ TAPANDO A BRECHA

Busquei ente eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei. Ez 22. 30

BRECHA – Uma ruptura, especialmente uma fenda na parede.
Isaías 58 e Amós 9. 11 – Mostram que as brechas ou rupturas precisam ser consertadas; o versículo anterior refere-se a destruição física e espiritual de Sião e depois ao tabernáculo de Davi. Na presente referência estar na brecha é uma metáfora para a intercessão comprometida. Há uma brecha o ser humano e Deus que um intercessor tenta consertar.

INTERCESSÃO NA BATALHA ESPIRITUAL

Deus manda Ezequiel profetizar contra os pecados de Jerusalém, declarando que ele não tem outra escolha a não ser castigar essa nação. Este capítulo descreve a condição que deteriora tão vergonhosamente, que Deus até brada: “Basta!” Então, Deus faz uma declaração surpreendente: isso poderia ter sido evitado se somente um intercessor tivesse estado diante dele a favor do povo. Ele diz, sucintamente: “Busquei entre eles um homem!”
O texto diz: “Busquei entre eles um homem...que se colocasse perante mim, a favor desta terra.” Isto claramente identifica esta passagem com intercessão. Nenhuma frase nas Escrituras descreve mais precisamente o trabalho de um intercessor do que a frase: “se colocasse perante mim, a favor desta terra. O intercessor sempre vem “perante Deus a favor” de outros.
Também significativo é a dupla responsabilidade do intercessor. Ele não somente “faria um muro”, que sugere que ele restauraria a brecha causada por um inimigo, mas ele também “estaria na brecha” ou tapando aquela brecha contra o inimigo através do processo de construção.
(Ref.: At 6. 1 / Sl 5. 1-3)

Os intercessores fazem ligação entre a misericórdia de Deus e a necessidade humana.
Nos dias de Ezequiel, Judá foi tudo que restou da vinha de Deus, seu povo escolhido.
O reino idólatra de Israel havia sido destruído, e seu povo, exilado sob o governo assírio Sargão, em 722 a.C. Agora quase um século e meio depois, o pecado havia feito uma enorme fenda nos muros de proteção de Judá. Uma “fenda”, era uma ruptura na cerca espinhosa de proteção ou no muro de pedras que rodeava a vinha e que atraia problemas. Para barrar intrusos, alguém tinha de manter guarda até que a fenda fosse consertada. Portanto, a Palavra emprega essa figura de linguagem para descrever a busca de Deus por um intercessor dentre os sacerdotes de Judá, profetas, príncipes ou dentre o povo – para aqueles que estivessem na brecha, ligando a misericórdia de Deus com a necessidade humana. Em nossos dias, a cerca de proteção ao redor das famílias, igrejas e nações está freqüentemente num estado de terrível abandono. Deus ainda está buscando intercessores para manter guarda “na brecha” e, através da oração, ajudar a reparar as fendas.

Conclusão:

O v. 31 diz: - Por isso, eu derramarei sobre eles a minha indignação, com o fogo do meu furor os consumi, fiz cair-lhe sobre a cabeça o castigo do seu procedimento, diz o Senhor Deus.

Este é o resultado de quando O Senhor procura e não encontra; alguém que esteja na posição tapando a brecha..

Fonte: (Bíblia De Estudo Plenitude)

Nenhum comentário: